domingo, 2 de janeiro de 2011

Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos esta voltada para uma política global que visa a universalização da educação básica como um compromisso com o desenvolvimento humano, social, político, econômico, cultural e ético da nação.
Começando por pensar no índice de analfabetismo ainda existente, e busca-se, através das políticas educacionais, erradicar esse analfabetismo, que exige uma dupla estratégia: garantir o acesso e o sucesso escolar para crianças e adolescentes e implementar ações específicas para jovens e adultos.
Esse quadro exige dos profissionais da educação a adoção de formas de relacionamento diferenciadas. Com os adultos ganha destaque a sensibilização para a ampliação de suas áreas de interesse, ajudando-os a vencer a timidez, a insegurança e os bloqueios.
Há décadas que se buscam métodos e práticas adequadas ao aprendizado de jovens e adultos.
A alfabetização não pode se fazer de cima para baixo, nem de fora para dentro, como uma doação ou uma exposição, mas de dentro para fora pelo próprio analfabeto.   
A alfabetização é a aquisição da língua escrita, por um processo de construção do conhecimento, que se dá num contexto discursivo de interlocução e interação, através do desvelamento crítico da realidade, como uma das condições necessárias ao exercício da plena cidadania: exercer seus direitos e deveres frente à sociedade global. 
        É através de um processo de democratização  e inclusão do diálogo, do reconhecimento dos saberes e dos valores culturais diversificados, que poderemos propiciar, à grande maioria dos jovens e adultos brasileiros, a construção do conhecimento e o fortalecimento de sua cidadania.

Um comentário: